Encontro de Ex-Seminaristas SCJ em Jaraguá do Sul e Corupá
Celso Perin
Da mesma forma que em janeiro do ano passado, neste ano tivemos mais um encontro dos Ex-Seminaristas SCJ.
Este encontro aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro (os dois primeiros dias em Jaraguá e o terceiro dia em Corupá). Tivemos a presença de 85 ex-alunos, num total de 155 pessoas com familiares (de MG, MT, MS, RJ, SP, PR, SC e DF). Na programação do dia 24 houve um jantar entre alguns que vieram antecipadamente.
No dia 25, teve um almoço, visita à Chiesetta Alpina, ao Parque Malwee e alguns foram até Nereu Ramos na Casa Pe. Aloísio e, às 17 horas, visita ao Noviciado.
À noite jantar festivo com muita música, cantoria e dança.
No dia 26, aconteceu a celebração da Santa Missa Festiva (com direito a relembrar as músicas e orações da época, inclusive, em Latim e Grego). Ao meio dia, almoço de confraternização e, à tarde, uma homenagem ao Pe. Adolfo Hϋlse e visita às instalações do Seminário e ao Museu. Às 15h00, foi servido o Café Colonial e, após, aconteceram as despedidas. Os últimos se abraçaram e se despediram exatamente às 19h15.
Como foi dito ao pessoal, no convite, a previsão do tempo seria de muito sol, calor, mormaço, trovoadas e pancadas de chuva. Mas, também de muitos abraços, sorrisos, recordações, histórias e fatos relembrados e recontados, fotos, alegria, fortes emoções e até lágrimas correriam dos olhos de alguns. E essa previsão aconteceu: o previsto pela meteorologia e o previsto pela ocasião do reencontro de amigos depois de tantos anos (alguns não se encontravam há 10, 20, 30 e até mais de 40 anos). Há uma previsão de fazermos, futuramente, pequenos encontros regionais nos
próximos dois anos e um encontro geral em janeiro ou fevereiro de 2020.
Agradecimentos especiais ao Noviciado, ao Seminário de Corupá, ao Pe. Nivaldo Alves de Souza, à equipe da Liturgia (Alex, Maçaneiro, Back, Julinho, Elói e Edilson) pela emocionante Missa e aos responsáveis pelo Museu Ir. Luiz pela reconstrução de uma mesa do antigo refeitório e camas do dormitório. Um agradecimento sincero a todos que repassaram o convite aos amigos e colegas ex-seminaristas. Também não poderíamos deixar de agradecer a todos que estiveram presentes, marcadamente em Corupá, pois, sem eles, nada disso teria acontecido. Amigos e familiares, até o próximo encontro, se assim Deus o permitir.
Abraço já saudoso!

perin 2